terça-feira, 30 de agosto de 2011

Preparem-se para a FGV

Como é provável que a FGV continue sendo a banca do concurso do Senado Federal, já que agora a notoridade da banca sendo a responsável pelo exame da OAB está bem maior. Então, não duvidamos que seja esta ainda a banca.
Eu fiz o último concurso e sinceramente me deu uma raivinha da banca, por um concurso que cada cargo tinha a relação candidato vaga 600/1 foi bem desorganizado e irresponsável em vários fatos, houve muitas reclamações, mas inviabilizava a atenção aos candidatos... enfim, busque umas análises sobre o estilo desta banca para direcionar nossos estudos de forma mais certeira, e banca nenhuma vai derrubar a gente! Let's go!


Os candidatos devem priorizar conhecimentos específicos na hora de se preparar para concursos públicos elaborados pela banca examinadora da Fundação Getúlio Vargas (FGV). É o que apontam especialistas em concursos públicos consultados pelo site Exame.

Responsável pela criação e correção de exames de instituições como a Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro e a Fundação Osvaldo Cruz, a FGV tem a tradição de valorizar questões relacionadas com a rotina do cargo disputado no concurso público. Para completar, nos últimos três anos, segundo os especialistas, a banca passou a adotar questões com um perfil mais multidisciplinar.

De acordo com Paulo Estrella, diretor pedagógico da escola preparatória Academia do Concurso, essas questões, geralmente, exigem um nível de profundidade no assunto bastante alto. Fato que, segundo ele, tem assustado muitos candidatos.

Nas questões jurídicas, a banca segue a tradição de fazer uma cobrança doutrinária da legislação. Prioriza questões conceituais sobre as leis, com respostas curtas. Para o concursos organizados pela FGV, o professor José Granjeiro, da GranCursos, recomenda os livros assinados pelo professor Alexandre de Moraes. De acordo com ele, esse autor é a base para muitas citações da prova de Direito Constitucional aplicada pela banca.

Já nas provas de português, o destaque vai para as questões de gramática. Por tradição, a banca utiliza textos retirados de diversas fontes para que o candidato faça a análise gramatical do excerto.

O candidato precisa estar pronto para questões de múltipla escolha, com cinco alternativas. No caso das provas dissertativas, a banca estipula um limite de até quatro questões por exame. O candidato tem o máximo 60 linhas para responder cada questão.

Em exames com duas fases, o candidato deve acertar no mínimo 50% da prova para passar para a próxima etapa. "Mas, geralmente, as notas de corte são altas na classificação final", afirma Granjeiro.

Fonte: Portal Exame

http://www.damasio.com.br/noticias/nid/174.aspx

Aulas de Informática - Protocolos

Oi Pessoal!

Achei essas vídeo aulas de internet e intranet com ênfase em protocolos maravilhosas... segue.





















Se quiser continuar vendo as aula continuam com BROffice, mas como a FGV não cobrou no concurso passado, não aderimos, pois é provável que eles optem pelo windons.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Para se organizar com eficiência

Olá Meninas e Meninos =D

Ontem assistindo umas palestras descobri um super programa para planejamento de estudos... achei bárbaro e quero dividir com vocês. Passei algumas hora colocando os dados no programa mas creio que valeu a pena.

Nele você passa por 9 fases para cadastrar suas matérias, o tempo que você tem disponível para estudos, de que fontes você vai tirar o material e outros detalhes.
Mas ele não é só um cadastro que você não usará mais, como alguns outros que tem por aí e eu já usei e entrou em desuso em menos de 7 dias. No final do cadastro ele calcula quantas horas você vai precisar pra ver cada matéria com seu grau de importância e de dificuldade.
Conforme você for estudando você vai dando baixa nas matéria e ele vai calculando se seu tempo ainda é suficiente, quanto de desperdício você teve e etc.
Muito eficiente inclusive para puxar a orelha.

Outro ponto positivo é que ele é online, você não precisa baixar para seu computador e pode acessar a qualquer lugar.

Aproveite o Tuctor
http://www.tuctor.com


sábado, 27 de agosto de 2011

Alimetação para Concurseiros

Oi pessoal, tudo bem com vocês?

Eu ainda tô tentando postar o vídeo que gravei no youtube porque meu conversor deu "pití", mas um dia ele posta... e já tô providenciando novamente a aula de acentuação gráfica.

Recebi muitas "críticas" dos meninos do Até Passar porque o blog é para "meninas". Mas amados concurseiros todas as meninas e os simpatizantes são muito bem vindos, nosso blog só tem esse nome porque é um projeto de 5 concurseiras maravilhosas, merecia uma homenagem, mas não que vocês não possam participar!Por favor heim, devemmmmmm!

Bjos bjos para todos vocês!

E segue o link da #DietaEmCristo (ver o blog da cleycianne.com para entender a piada kkkk) ou melhor #DietaParaConcurseiros...

Não quis montar um cardápio específico ainda pra mim, fiz duas listas: uma de alimentos proíbidos e outra de alimentos permitidos,e colei na geladeira (rs), vou observar como eu vou reagindo a dieta e postando pra vocês.

Ahhhhh! uma coisa super importante é exercício físico ao menos uma hora por dia, pois com o tempo sem exercício você poderá observar o seu redimento caindo gradativamente por dores nas costas e nas pernas, dores de cabeça e de estômago e etc. Então é melhor perder uma hora por dia em uma corrida ou na academia do que ter que se encher de remédios para dores e não conseguir estudar direito daqui algumas semanas.
o link pra quem quiser dar uma olhadinha ou baixar as listas de alimentos é este


Até a próxima!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Dieta para Concurseiro


Zapeando na net encontrei uma matéria sobre alimentação para estudantes... achei muito legal, super válido.
Me inspirei a fazer uma dieta para o período de estudos, creio que não custa tentar.. vou relatando a melhora pra vocês, espero que ajude!
Depois do cardápio pronto, postarei também! Bjos!


Turbinando na concentração
Não deixe a sua concentração escapar no colégio ou na faculdade. Para evitar que o pensamento fique disperso, a dica da nutricionista é ingerir alimentos que sejam fonte rápida de energia, mas que tenham a absorção lenta e prolongada. Para isso, aposte numa alimentação rica em fibras. "Esse é o caso das barrinhas de cereais, do leite com granola ou aveia, do biscoito e das torradas integrais", explica.


Ai, que preguiça!
A vontade é de não fazer absolutamente nada. Dá preguiça de movimentar o corpo e até de pensar. De acordo com a nutricionista, isso acontece quando a alimentação foi pesada demais contendo, por exemplo, altas concentrações de açúcar e boa quantidade de gorduras. Entram para esta lista os salgadinhos, bolachas recheadas, sorvetes e chocolates. Esses alimentos retardam o esvaziamento gástrico e atrapalham a digestão. O processo, por sua vez, é fundamental para que o sangue e o oxigênio fluam em direção ao cérebro e não ao trato gastrointestinal. "A preguiça, após um almoço pesado, acontece para que possamos desviar nossa atenção fisiológica para a digestão de alimentos, que demanda grande esforço, e não para trabalhos musculares ou mentais", diz Fernanda. Apostar em uma refeição leve e equilibrada antes dos estudos faz com que a digestão seja mais rápida, evitando que a preguiça se instale.


Fim ao sono
Bocejar repetidas vezes é um alerta vermelho que indica o quanto o corpo está cansado; o sono é consequência. Para evitar que eles apareçam, muita gente apela para a cafeína, substância de efeito estimulante presente no café e chás. Mas nem todo mundo é sensível à cafeína e, além disso, pode ter efeito contrário. "O excesso de cafeína pode levar à falta de concentração, hiperatividade e ansiedade", explica a nutricionista. A dica dela é obter essa energia de uma forma mais positiva, em uma receita energizante. Aposte nessa fórmula: 1 colher de chá de lecitina de soja + 1 colher de chá de guaraná em pó + 1 colher sobremesa de linhaça + 1 colher de sopa de farelo de aveia misturados com iogurte, leite ou frutas.


Memória afiada
Passar a madrugada estudando para uma prova e, no momento decisivo, esquecer tudo é desesperador. Para não correr o risco, há nutrientes que podem se tornar aliados nesse momento tão importante: ômega 3, zinco, colina e vitaminas do complexo B. Segundo a nutricionista, é possível encontrar o ômega 3 em peixes de água fria (como salmão, truta e atum), linhaça e frutas. Fígado, frutos do mar, carnes e gema de ovo são ricos em zinco. Já a colina pode ser encontrada na lecitina de soja, fígado e gema de ovo, enquanto vitaminas do complexo B são encontradas em carnes vermelhas magras e em cereais integrais.


Controlando a ansiedade
Quando uma prova está próxima demais e parece que o cérebro não absorve nada, surge a vilã dos estudos: a ansiedade. É aquela vontade de "engolir" os livros, mesmo que nenhuma informação seja armazenada no processo. Alimentos como café, açúcar e chocolate estão na lista dos preferidos por quem sofre de ansiedade. Porém, eles devem ser evitados, pois aliviam momentaneamente o nervosismo, que pode voltar até com maior intensidade. Investir em alimentos ricos em triptofano pode gerar um bom resultado na tentativa de conter a ansiedade. A dica é consumir queijo branco, arroz, castanhas, soja, além de leite e iogurte desnatados.


Hidratação sem desculpasUm bom desempenho nos estudos depende de uma alimentação correta, mas também vai além disso. De acordo com Fernanda Psciolaro, a hidratação é super importante para que sintomas como dores de cabeça, fraqueza, náuseas, cãibras e dificuldades para criar um foco visual passem bem longe dos estudos. "Deve-se ingerir aproximadamente 1 copo de água por hora, durante o período dos estudos", completa.


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Que tipo de concurseiro você é?


Por Willian Douglas


Olá concurseiros, se você ainda não teve a oportunidade de assistir uma palestra motivacional para concursos públicos e está precisando daquela motivação para dar continuidade aos seus estudos, hoje trazemos um post especial com excelentes dicas de sucesso do Professor William Douglas, reconhecido entre os concurseiros como o guru dos concursos.

Na semana passada, tivemos a ótima oportunidade de seguir a palestra do Mestre William Douglas, maior especialista na área de concursos e autor de vários livros, incluindo o best seller Como Passar em Provas e Concursos: tudo o que você precisa saber e nunca teve a quem perguntar.

Em sua palestra ele explica sua trajetória nos concursos, e para aqueles que acreditam que ele chegou onde chegou facilmente, está muito enganado, assim como todo concurseiro ele também foi reprovado várias vezes. Mas segundo ele, isso era parte do aprendizado, e enfatiza que toda reprovação deve ser administrada com inteligência, analisando os erros e acertos, tornando um processo evolutivo para alcançar a aprovação.

Hoje, mais do que ninguém ele conhece a necessidade de todo concurseiro, e em sua palestra nós anotamos algumas dicas do Professor William Douglas para você fazer a diferença em seus estudos.

■Administrando o Tempo. A maior dificuldade do Concurseiro de hoje, não é a falta de tempo para estudar, e sim a falta de organização de seus horários. Divida suas atividades em duas categorias: as necessárias para o concurso e as atividades rotineiras do dia. Administre seu tempo, e planeje seus estudos em horários que você realmente conseguirá estudar dentre as necessidades do dia.

■Não tente ser X-men. Tentar fazer mais do que pode, estudar mais do que consegue aprender é perda de tempo. Uma hora por dia de estudo com concentração, é melhor do que 5 horas mal estudadas.

■Estude a matéria que menos gosta. A matéria que você menos estuda é a que você menos domina, e com certeza será a que possivelmente te eliminará em um concurso. Comece estudando uma horinha todos os dias e se apaixonando pouco a pouco por essa matéria, porque ela fará a diferença em sua vida.

■Equilibre-se. Quem disse que concurseiro tem que só estudar e estudar. Você também precisa se sentir bem consigo mesmo, estar feliz com seu corpo e principalmente ter saúde e disposição para os estudos. O sucesso nos estudos é consequência de uma vida regrada e equilibrada.

■Concurso não se faz para passar, mas Até Passar. Não desista no primeiro obstáculo. Os concurseiros de sucesso tentaram em média doze vezes antes de conquistar sua aprovação. Seja um concurseiro AtéPassar!
Existem 2 tipos de concurseiros: os que dão um “jeitinho”, que deixam sempre para depois, que são os que esperam soluções imediatas mas se esforçam muito pouco ou nada. E o concurseiro que se esforça, que supera barreiras e sabe onde quer chegar. Esse último são os concurseiros aprovados e para ser um concurseiro de sucesso é uma questão de escolha e dedicação. Qual tipo de concurseiro você é?

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Palavras escritas somente no Plural




Aí vai uma dica de português que pode ser muito útil quando se necessita de um raciocínio rápido para resolver uma questão.
Na língua portuguesa há alguns substantivos que SOMENTE são grafados em suas formas plurais. A baixo tem a lista de quais são esses substantivos.

Substantivos só usados no plural:

-> anais
-> antolhos
-> arredores
-> arras (bens, penhor)
-> calendas (1º dia do mês romano)
-> cãs (cabelos brancos)
-> cócegas
-> condolências
-> damas (jogo)
-> endoenças (solenidades religiosas)
-> esponsais (contrato de casamento ou noivado)
-> esposórios (presente de núpcias)
-> exéquias (cerimônias fúnebres)
-> fastos (anais)
-> férias
-> fezes
-> manes (almas)
-> matinas (breviário de orações matutinas)
-> núpcias
-> óculos
-> olheiras
-> primícias (começos, prelúdios)
-> pêsames
-> vísceras
-> víveres
-> além dos nomes de naipes (copas, as, espadas etc)

Assim são feitos os vencedores



Contribuição da Ane.

Divisão de Aulas

Olá pessoas!

Parece que tá todo mundo animado pra pegar firme nos estudos! Isso é maravilhoso!
Vamos nessaaaaa!

Hoje lembrei de uma palestra do Willian Douglas, na qual ele contava as histórias da maratona em que ele decidiu competir. Ele dizia que olhando para a bicicleta do companheiro de corrida, que era a mais "furreba" e tinha anos de competição, o cara sempre chegava até o final da corrida, e ele pensou:
-"Putz! a minha bicicleta é mais completa, mais ergométrica, mais cara.. eu tenho mais condições... porque eu também não chegarei até lá?"

E é por aí meninas! Se o morador de rua (morava a 12 anos na rua), só tinha disponível as bibliotecas públicas para estudar e SOZINHO passou com louvor em concurso pro Banco do Brasil. Imagina aonde nós podemos chegar, heim!?


As vídeo aulas vão ficar assim: Vamos nos comprometer em uma vídeo aula por semana sobre um assunto em específico até o final do conteúdo para não ficarmos cheios de compromissos e não conseguir fazer direito. Então...


Vamos as indicações ao "Oscar":

- Cris - Aula de português- Ana - Aula de DA (não precisa entrar ainda nas leis 8112 e afins tá Ana, vamos de teoria e doutrina, depois adentramos as analises das leis)
- Helo - Aula de DC (vamos de analise constitucional Helo que cai sempre em todos os concursos)
- Lu - já que a Lu deu uma grande ideia (sem acento) por e-mail para o espaço do Blog vamos aproveitar. Fica incubida de fazer um vídeo analisando os estilos de provas de cada banca. Vai ser muito útil para direcionarmos os estudos após os editais.

A Ane tá tentando mas não vai fugir... vou dar uma "colher de chá" para a senhora pensar em que matéria quer se dedicar (visando o concurso q vai prestar, mais recente) e pode ir nos mandando materiais que "nóis goxta" né meninas?!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

"Conhecimento não ocupa espaço"

Oiii gentem!

Pra começar bem animado, vamos com um post de inauguração bem digno.
Vendo uns vídeo no "youtchube" gostei muito do que este concurseiro disse, que "Conhecimento não ocupa espaço". Concordo plenamente e acho que a gente nunca deve parar, então vamos em frente!

Mandem sugestão, comentem e mandem publicações.
Beijos meninas